quarta-feira, 4 de abril de 2012

Panquecas - Pancake Show

Filha não brinques com a comida!
A comida não é um brinquedo, pára lá com isso e come!
Come Lena, come!
Come Lenita! Estás tão magrita...
Já experimentei várias versões de receitas de panquecas, mas esta é sem dúvida a minha favorita! Resultou de uma dica daqui, outra dali, com mais ou menos leite, mais ou menos farinha. Acho que encontrei a definitiva para o meu gosto.... ou então convençam-me do contrário. 

Ingredientes: (para 12 panquecas pequenas)

1 + 1/5 chávena de farinha (300 ml);
1 colher de café de bicarbonato de sódio;
1 colher de café de fermento em pó;
2 colheres de sopa de açúcar (25 ml);
1 chávena de leite (250 ml);
1 colher de chá de aroma de baunilha;
1 ovo;
2 colheres de sopa de manteiga (25 ml).


Execução:
Misturam-se os ingredientes secos (o açúcar, a farinha, o fermento e o bicarbonato);
Noutro recipiente misturam-se os ingredientes líquidos (o leite, o ovo, a manteiga derretida e o aroma de baunilha).
Adicionar lentamente os ingredientes líquidos,  mexendo sempre com uma vara de arames,  aos secos.
Leva-se ao lume uma frigideira anti-aderente, gosto de lhe passar um guardanapo embebido em óleo vegetal, a temperatura baixa/média (vou alternando para não deixar aquecer demasiado) e deita-se uma concha de massa. Prefiro panquecas pequenas, por isso uso uma frigideira pequenina e deito cerca de 60 ml de massa para cada panqueca. Logo que forma bolhinhas, vira-se com a ajuda de uma espátula. Assim que estiver dourada de ambos os lados retira-se e deixa-se  arrefecer sobre uma rede; desta forma, secam e não se vão agarrar umas às outras.

Servem-se acompanhadas com aquilo de que mais se gosta, pode até ser só com canela, ou então...
com morangos, doce de frutos silvestres e iogurte grego.

Com queijo (requeijão, ricotta...) e doce de abóbora. Ai! Tão bom!
Com xarope de acer, (ou mel) e nozes. Estas nadavam em Maple Syrup.
Ah! Claro, com chocolate... não podia faltar!
Fartei-me de brincar, brincava mais mas... acabaram as panquecas! :-)
Então digam lá quais as vossas preferidas?
Estão aqui?
Sim?
Não?
Quais são?

11 comentários:

  1. Lenita para mim pode ser uma de cada, adorei todas :) as fotos tão lindas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. LINDAS NEM SABERIA QUAL DELAS ESCOLHER.
    BJS

    ResponderEliminar
  3. Que deliciosas panquecas as tuas, serão as próximas a ser feitas aqui em casa pois agora quem ficou com vontade de as comer fui eu :P beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ai... Lenita que perdição amiga eu adoro panquecas e estas ficaram irresistiveis!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei de todas as versões, que delícia devem estar!

    ResponderEliminar
  6. Lenita... ali para a cozinha do lado (a minha eheheehehe) pode ir uma de cada, está quase na hora do lanche portanto com um cafezinho... delicia...

    Quanto á bimby... pois ta no cantinho.. mas hoje vai trabalhar ehehehhe!!!

    Gostei muito de tudo o que tens aqui... e ja sabes vou voltar e voltar e voltar... e por favor trata-me por tu... eu sou portuguesa... e que costumam pensar que eu sou brasileira... pq será??? ehehehhehe

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Lenita,
    estão perfeitas as tuas panquecas, percebo bem que sejam as preferidas :)
    Fiquei com vontade de ir a correr fazer e comer com muitos morangos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Comi de todos, gostei de todos mas, se só fosse possível experimentar apenas um deles, talvez preferisse aquele que tem queijo (qualquer coisa) e doce de abóbora...

    ResponderEliminar
  9. Lindo aos olhos, cresce água na boca! vou experimentar

    ResponderEliminar
  10. Venho só contar-te que experimentei este fim-de-semana esta tua receita e adorei!
    Em breve publicarei no meu blog :)

    Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar
  11. Não tenho blog de culinária, mas também experimentei e adoramos!
    Obrigada
    Sofia

    ResponderEliminar