sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bolo Salgado com Tomilho, Alho e Salsichas

Algumas coisas são tão boas que me apetece repeti-las vezes sem conta!
Um bom chocolate, ovos estrelados... bolos salgados! Estou sempre a imaginar novas combinações e recheios. 


As quantidades apresentadas fazem um bolo pequeno, se pretender maior dobre a receita.


Ingredientes:

375 ml de farinha (1+1/2 chávenas);
4 ovos;
125 ml de azeite (1/2 chávena);
1 colher de sobremesa de fermento em pó; 
ervas aromáticas (tomilho, alecrim) q.b.;
4 dentes de alho picados;
5 salsichas de barbecue; 
2 malaguetas;
1 colher de chá, rasa, de sal.


Execução:

Numa frigideira colocar o azeite, juntar as ervas aromáticas, o alho. a malagueta e as salsichas golpeadas, deixar fritar em temperatura baixa, lentamente. Retirar as salsichas e deixar arrefecer.

Bater bem os ovos inteiros, juntar o azeite com as ervas, o alho e a malagueta, bater um pouco mais. Incorporar a farinha, o fermento e o sal.
Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha, deitar nela a massa, dispor sobre esta as salsichas.
Levar a cozer no forno, pré-aquecido a 180 º, cerca de 40 minutos.


Sem duvida um dos melhores que já fiz!


Combina tão bem com o verão,  a praia, um piquenique... 
Anda cá verão!

17 comentários:

  1. Que rico bolo de carnes!!!!
    Maravilha
    Bom fim-de-semama e beijinho

    ResponderEliminar
  2. Apetitosa receta. Me recuerda a los «regañados» que se hacen en Teruel.Son panes horneados con jamón y pimientos rojos, con embutidos. Sabrosísimos!!!

    ResponderEliminar
  3. Lenita ficou tào lindo o bolo que deu vontade de experimentar um pedaço agora.Bom final de semana beijos

    ResponderEliminar
  4. Oi Lenita,
    Muito interessante a receita, o bolo salgado ficou lindo, sendo que a receita é simples, é delicioso.
    Beijo,
    Vâvia

    ResponderEliminar
  5. Tem muito bom aspecto, Lenita
    Nestes últimos tempos tenho-me recusado a ligar o forno....
    Vi que ficaste curiosa com o livro da Dorie. Porque não entras no grupo? Não necessitas de ter o livro, eu só o adquiri as 514 páginas agora. Junta-te a nós, é uma receita de 15 em 15dias e vem sempre traduzida :) :)
    Fico a aguardar
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Olá Lenita :)
    também eu adoro bolos salgados e as inúmeras combinações e aromáticas que podemos fazer e surpreender :)
    Gosto muito dos teus bolos salgados, ficam sempre perfeitos.
    Como este!
    E o bolo de morangos em baixo? Que lindo! Quero muito :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ah, e quanto ao Dorie às Sextas não precisas de ter o livro para participar. É uma receita escolhida de 15 em 15 dias, e está sempre lá escrita e traduzida. Espero que te juntes a nós! Vou gostar de te ver por lá.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bem... Adoro o aspecto!! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Lenita, que lindo ficou o seu bolo salgado! E o preparo da receita é tão simples. Me deu vontade de provar a receita. Tenho certeza de que é o tipo de bolo que dá vontade de provar mais e mais... Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  10. Adorei o teu bolo ,nunca faço bolos salgados mas este deixou aqui a babar...comia já uma fatia.
    Bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  11. Lenita, deve ter ficado muito bom!

    Bom fim-de-semana.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Lenita, tudo bem minha querida?
    Menina que delicia de bolo salgado,fiquei aqui bem agudinha!!!
    Essa receita é genial.
    Sobre sua dúvida com relação ao queijo, é de textura mais durinha. Está entre o queijo meia cura e o queijo prato. Mais ou menos. O queijo Flamenco acho que tem um sabor mais forte ou estou equivocada?
    O queijo minas padrão tem um sabor suave e de textura mais consistente. Mas pode ser substituído com toda certeza sim,tá?
    Se eu não tiver te esclarecido, pode perguntar. Bjinhos carinhosos. Re

    ResponderEliminar
  13. Ora nem mais! Comia umas boas fatias dessa maravilha! :)

    Está com um aspecto mesmo divinal!! :)

    ResponderEliminar
  14. Lenita que imagem deliciosa.Essa linguiça por cima deu um toque todo especial.Gostei.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  15. Lenita,
    lindo este bolo! Como gosto muito de bolos salgados, vou levar a receita.
    Beijos

    ResponderEliminar