quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gelado de Menta


E se de repente te apetecer algo bom?
Algo mesmo bom?



Tenho feito algumas experiências no que toca a gelados, quem passa por aqui sabe disso, esta foi mais uma a pedido do meu filho Tiago.  
A menta abunda no quintal, ou melhor abundava que foi necessário fazer algumas "limpezas" e uma boa parte teve que se cortar. Aproveitei então para fazer o gelado e muitos refrescos. 


Noutra época do ano teria comprado bombons "After Eight" para o enriquecer, mas agora não se encontram. 
Realizei algumas pesquisas de receitas, a maioria refere licor de menta como ingrediente principal, o que certamente dará um excelente resultado mas, tal como os bombons, não encontrei... por isso improvisei e devo dizer que com bom resultado!

Ingredientes:
250 ml de leite;
200 ml de natas;
125 ml de açúcar;
1 molho de folhas de menta;
4 gemas + 2 claras;
pepitas de cacau q.b.


Execução:
Triturar as folhas de menta junto com o leite.
Levar ao lume e deixar ferver em temperatura baixa.
Bater as gemas com o açúcar, lentamente em fio, adicionar o leite com a menta mexendo sempre. Levar novamente ao lume até espessar. Arrefecer o creme.
Bater as natas, juntar ao creme e misturar pepitas de cacau.
Bater as claras em castelo e envolver bem no creme.
Colocar na sorveteira, cerca de 35 minutos.
Congelar algumas horas.


Servir decorado com raspas de chocolate e folhas de menta.


Comer com alegria.! 
É fresquíssimo, foi aprovado pelo filhote! 

32 comentários:

  1. Nossaa que delicia fresquinho! amo essas receitas desse blog ótimo! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. adoro gelado de menta :) este está com um aspecto imperdível! beijinho

    ResponderEliminar
  3. Lenita, hoje é dia de gelado (no teu e no meu blog)Com menta do quintal só pode ser gourmet.
    :)
    Porque não fazes licor (sabes que tenho um na carteira... ... depois vês)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Lenita,
    É um dos meus sorvetes favoritos, menta com chocolate amargo, ficou lindo e delicioso, esse poderia ser meu... rsrs.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de sorvete Lenita gostei muito beijos

    ResponderEliminar
  6. Que delícia, adoro gelado de menta, é tão fresquinho=) beijinho

    ResponderEliminar
  7. Querida Lenita,
    se me acontecer algum bom assim como este gelado lindo e delicioso eu vou adorar!
    As fotos estão perfeitas e a receita maravilhosa!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. E aprovado por mim também mesmo sem provar :) ficou impecável!!

    beijinhos e é sempre um prazer partilhar e testar as tuas maravilhosas receitas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei com um sorriso de orelha a orelha ao ler o teu comentário Kinhas.
      Bjs querida.

      Eliminar
  9. Que pecado! Adoro gelado de menta e chocolate. A semana passada congelei em covetes de gelo varias folhas menta para usar em bebidas. Bjs~

    ResponderEliminar
  10. Olá

    Ficou com um aspecto fabuloso eu imagino o sabor fresco da menta hummmmm eu gostei muito .

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Hummm Lenita, por mim esta mais que aprovado, adoro gelado de menta, tb andei nas experiencias aqui em casa, mas de menta nao fiz... ai ai, que delicia, vou levar a receita minha linda!!! Adorei!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Qué bueno un helado para superar los calores que estamos soportando, pero... qué le vamos a hacer es verano. Recetas como esta nos refrescan. Besicos.

    ResponderEliminar
  13. YO TAMPOCO LO HE PROBADO PERO CON ESA PINTA TAMBIEN LO APRUEBO, LE DARIA UN 10, BESOS

    ResponderEliminar
  14. Ficou lindo esse gelado, deve ser muito bom :-)

    ResponderEliminar
  15. Que bom deve estar e que lindo está!!! Adoro essa mistura de sabores.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Un rico helado....... me encantan los after eight, pero...... hace mucho que no los veo en el lugar donde me los compraba....

    ResponderEliminar
  17. Olha que maravilha de senário que o artista num sonho genial preparou para os amigos loucos por sorvete de menta.

    Lenita, a composição das fotos estão incríveis. Parabéns pelo post!

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Oh deuses, isso é um perfeito gelado de after eight. Lenita, vais arruinar a minha "linha" :D

    ResponderEliminar
  19. Lenita minha querida, você superou e muito minhas expectativas!!!!
    Esse gelado é tudo de bom e mais muito mais um pouco...adorei!
    Uma apresentação impecável,. Seu filhão só pode mesmo ter amado.
    Quanto carinho!!!
    Bjinhos .Re

    ResponderEliminar
  20. Lenita mais um gelado fantástico com fotografias óptimas!!!
    Já tinha tirado uma receita de gelado de menta porque estava cheia de vontade de o fazer!
    Adorei o teu :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Olá Lenita
    Que fotos maravilhosas e esse gelado então...nem se fala...que maravilha parece ter ficado super BOMMM!!

    ResponderEliminar
  22. Que gelado com óptimo aspecto!
    Adorei!

    ResponderEliminar
  23. Ah! Que delícia! Assim é covardia. E ficou divino... e aqui está a chover, nem me atrevo a preparar gelados... Parabéns pela benfeitoria! mil beijos!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Lenita, quase fiquei sem respiração! Gosto muito de gelados e este ficou maravilhoso!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  25. Oi Lenita que maravilha de sorvete.Adorei seu improviso, são os melhores.
    Beijos querida e tudo de bom pra você.

    ResponderEliminar
  26. Esse geladinho tem um aspecto tão cremoso e tão bom!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Olá Lenita,
    Mesmo sem os after eight, este teu gelado ficou lindo e super tentador!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  28. Lenita, a tua sorveteira está nos rendendo receitas fantásticas!
    Adoro chocolate com menta!
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Quando vou a alguma gelataria, o gelado de after eight está em número 1 dos meus preferidos, é tão fresco! Vou levar a receita, ter a oportunidade de poder fazer o nosso gelado favorito em casa é fantástico :D
    beijinho

    ResponderEliminar
  30. Fiz este gelado e adorei, publiquei hoje no meu blogue, mas as tuas fotos estão melhores do que as minhas, mas o gelado é uma delicia, obrigada pela receita, bjs.

    ResponderEliminar