sábado, 8 de setembro de 2012

Bolo Invertido de Ameixas a Duas Cores


Minha doce menina,
minha querida andorinha.
Minha bela canção!
Alva como a manhã,
Negra noite pintada de verão.
Voa princesa voa,
Faz do mundo a tua casa,
Mas não te esqueças de mim!
Diz-me que voltarás,
Trazendo histórias de encantar
Que me farão sonhar,
Com o dia que contigo
Também poderei voar!


Um bolo de ameixas para festejar Setembro e também para lhes dizer adeus, a elas, às belas andorinhas.
Por fora tem as cores que nos lembram a proximidade da nova estação, mas a sua cobertura sabe a verão.
Dentro tem o perfume das flores e da terra quente, que tão bem faz à gente!


A minha amiga Fernanda O. fez um  bolo de ameixa que encontrou no blogue Coco e Baunilha, falou-me dele, de como era lindo e delicioso!  Quando o vi encheu-me o olhos e abriu-me o apetite.
Resolvi fazer um também, mas primeiro fui pesquisar um pouco, ver outras receitas e amadurecer o assunto. Enconttrei vários, todos maravilhosos, como por exemplo este saído do Caldeirão da Bruxa Solar ou este de com pêssego da Luisa Alexandra
Depois de "beber" uma pouco em cada um estava preparada para "criar" o meu, espero que gostem.


Ingredientes:
Cobertura
6 ameixas amarelas;
6 ameixas vermelhas;
2 colheres de sopa de mel;
3 colheres de sopa de açúcar amarelo;
2 flores de anis estrelado;
2 folhas de hortelã mourisca;
4 colheres de sopa de vinho moscatel;
2 colheres de sobremesa de manteiga;
1 pau de canela.
(escolha ameixas maduras, mas firmes)

Bolo
500 ml de farinha (2 chávenas);
250 ml de açúcar;
80 ml de mel;
80 ml de manteiga amolecida;
80 ml de iogurte natural;
1 dedo (mindinho) de raiz de gengibre ralado;
4 ovos:
2 colheres de chá de fermento em pó.


Execução:
Cobertura de ameixas amarelas
Cortar as ameixas em metades retirando-lhes o caroço.
Colocar num tacho 2 colheres de sopa de mel, 1 colher de sopa de açúcar amarelo, as flores de anis esmigalhadas, as folhas de hortelã, 1 colher de sobremesa de manteiga e 2 colheres de sopa de vinho moscatel. Dispor por cima as ameixas, com a parte interior virada para baixo e levar ao lume. Deixar ferver um pouco, apenas até as ameixas amaciarem e todos os ingredientes largarem os seus aromas .
Usando uma espátula colocar as ameixas na forma,  forrada com papel vegetal, regar com o molho.
Levar a forma ao congelador ligeiramente inclinada. Entretanto preparar a outra metade da cobertura.


Cobertura de ameixas vermelhas
Repetir o processo anterior mas com os seguintes ingredientes:
Colocar num tacho 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 pau de canela, 1 colher de sobremesa de manteiga e 2 colheres de sopa de vinho moscatel.  
Dispor as ameixas na forma e regar com a calda, voltar a colocar no congelador, para evitar que se misturem as caldas. 
Agora prepara-se a massa do bolo.


Bolo
Peneirar a farinha, misturar o fermento e reservar.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. 
Ralar o gengibre sobre o creme, de maneira a aproveitar todo o seu suco. 
Juntar o mel e bater um pouco mais.
Adicionar as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. 
Aos poucos envolver a farinha, alternando com o iogurte, até que ambos terminem. 
Bater as claras em castelo e incorporar na massa, usando uma espátula ou colher (sem bater). 
Verter a massa na forma, sobre as ameixas.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 50 minutos. 
Faça o teste do palito, deve estar seco, pois o tempo de cozedura varia de acordo com diversos fatores e tipo de forno.



Pode fazer só com um tipo de ameixa e calda, para que seja mais rápida a execução.
Ou misturar várias qualidades de ameixas e obter um marmoreado em diferentes tons (irei fazer assim numa próxima vez).


Gostava muito que pudessem provar... o suave sabor do gengibre e do o mel na massa... 
As ameixas caramelizadas em mel, moscatel,  hortelã, anis... canela...
Conseguem imaginar?
Tem que se comer duas fatias... uma de cada cor!


Não deixem de experimentar!
Agora vou-vos contar porque comecei o post a falar de andorinhas...
Fiz este bolo à noite e as fotos ficaram um desastre! Queria que fosse o pequeno almoço, por isso levantei-me um pouco mais cedo para fazer novas fotos, antes de ir trabalhar, foi então que...


Nem queria acreditar no que estava a acontecer! Centenas de andorinhas cobriam os fios da luz e telefone em redor da minha casa!


Fiquei sem fôlego com semelhante espetáculo e claro primeiro fotografei-as a elas. 


Muitas cuidavam das penas, preparando-se para a longa viagem. Outras mais excitadas, sobrevoavam as palmeiras do jardim, a foto não conseguiu captar o seu voo circular, nem a quantidade de aves que em alegre chilreada, assim pareciam brincar!


Despedi-me delas e elas, ao que parece, vieram despedir-se de nós!
Claro que não me apetecia sair dali, mas infelizmente não pude ficar até as ver partir. O meu marido diz que levantaram todas voo, circularam as palmeiras algum tempo e de repente... partiram!


Sei que voltarão! Foi o sinal de que o outono está mesmo a chegar... mesmo que finalmente seja verão!

28 comentários:

  1. ACHO TRISTE QUANDO CHEGA ALTURA DAS ANDORINHAS PARTIREM É SINAL QUE VEM O OUTONO E VOU TER SAUDADES DO VERÃO QUE PASSA SEMPRE TÃO DEPRESSA.
    ADORO BOLOS COM FRUTA E SENDO AMEIXA UM FRUTO QUE ADORO,ADOREI O BOLO ESTA FANTÁSTICO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Oi Lenita,
    Já tive oportunidade de observar esses deslocamentos migratórios das aves em Lagos, quando se deslocam para a África, é muito lindo, é o outono a chegar, sinal da sábia mãe natureza.
    O bolo está divino, adorei, belíssimo irresistivelmente delicioso, somos obrigadas a comer 2 fatias 1 da ameixa amarela e outra da vermelha, que delicioso problema.
    Bom sábado, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Olá Lenita! Que imagens tão bonitas nos trazes hoje: do bolo e das lindas e formosas andorinhas :)
    Aqui ainda se ouvem os melros a cantar, mas não tanto como há um mês atrás... definitivamente o Outono já chegou! E o teu bolo está perfeito, com ameixas frescas fica delicioso e húmido q.b. :) perfeito para tomar com o meu chá de canela!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lenita maravilhoso o bolo e lindas as andorinhas!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  5. Hola Lenita, me ha encantado la entrada de hoy, la tarta una delicia y las fotos de las golondrinas preciosas, a mi tb me gusta verlas partir todos los años, besos

    ResponderEliminar
  6. Oi Lenita, os ultimos dias aqui foram tao atribulados que nem dei pela partida das amigas andorinhas... Eu nao me vou queixar da chegada proxima do Outono porque é a minha estaçao do ano preferida :D, sei... eu sou ao contrario das outras pessoas eheheheh!!!

    Esse teu bolo minha linda, ficou, como sempre, um espetaculo, adorei, mesmo nao sendo grande apreciadora de ameixas fiquei com vontade de o experimentar!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Lenita!! Seu bolo ficou lindo e com um aspecto delicioso! As fotos das andorinhas são muito bonitas. Acho que eu ficaria um bom tempo apreciando a paisagem :)

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  8. Lindas as fotos do bolo e das andorinhas.

    Delicioso por certo, beijocas

    Paula

    ResponderEliminar
  9. Estupendo como siempre esta tarta con fruta fresca. Tomo nota para hacerla alguna vez. Besicos.

    ResponderEliminar
  10. Começamos a gostar deste belíssimo bolo pela descrição, com as suas cores de outono,mas ainda com sabor a verão.Lindo,como também são lindas as fotos. Aqui não há andorinhas e gostei imenso de ver as fotos.
    Bjs e bom fim de semana
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Passei uns bons minutos pelos posts antes de deixar um comentário. Que belíssima mistura de poesia e culinária lenita. Receitas lindas, fotos lindas e textos ainda mais lindos. Parabéns, achei lindo tudo por aqui :)
    Estou no trabalho e aqui não consigo te seguir, mas quando chegar em casa podexá, quero poder ver os seus posts sempre
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Lenita.. tudo aqui nos encanta..
    Começando pelo verso que foi lindo..
    Depois este bolo que me parece maravilhoso..
    Hummmm de comer com os olhos..
    Parece tão apetitoso..
    Eita que uma fatia dessa delícia me faria sorrir muito aqui agora rsr
    E pra terminar essas lindas andorinhas, imagino eu que lindo estavam aos montes..

    Nossa! Perfeito..

    Beijo e um domingo lindo pra você viu?
    Sheila

    ResponderEliminar
  13. Olá Lenita, boa tarde!

    Se você não existisse
    Teria que ser inventada.
    O verso é sua meninice,
    A fantasia enfim revoada.

    Grande abraço.


    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Pois é o verão passa num intante. Como sempre as tuas fotos ficam fantásticas que dá vontade de comer já. Ficou tão delicioso....
    Bjkas

    ResponderEliminar
  15. Delicia de receita!
    Adorei este bolinho. Parece-me uma delicia.
    Parabéns pelas fotos. Ficaram lindas!

    Beijinhos

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  16. Adoro estes bolos invertidos! Ficam com uma cobertura tão única e especial :) Adoro também ameixas e assim de dois tipos melhor ainda! É uma boa desculpa para se comer duas fatias ;)

    ResponderEliminar
  17. Olá amiguinha
    o bolo deve saber como parece, divinal. As fotos das andorinhas estão lindas, pena que se vão embora. O que é bom é sabermos que elas voltarão, já o nosso subsídio ...
    Ah! hoje fiz o chocolate almond cake da Julia Child. Ficou uhmmm. Pronto, não digo mais.
    Bonne appétit.

    ResponderEliminar
  18. Olá Lenita. Andei à procura do teu e-mail, mas não o encontrei, por isso vim aqui de novo deixar-te um comentário para o Tentações Sobre a Mesa. Desculpa-me o abuso... Não podias pôr lá o mesmo sistema de comentários que tens aqui? É que neste sistema , consigo comentar. Adorei o poema às Andorinhas! Tenho por elas uma ternura especial, não sei bem porquê. E as fotos estavam magníficas! Bem, e o Bolo de Ameixas, uma delícia só de olhar! Vou levar a receita porque quero muito prová-lo. Depois digo-te se correu bem. Só não experimentei hoje porque não tinha ameixas em casa! Bom fim de semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário é da Bombom que não consegue comentar a qui e deixou no outro blogue, mas eu sinceramente não sei como resolver o problema, não fiz nada diferente ao abrir este blogue! Confesso que sou um pouco "naba" no assunto"!!!
      Não importam Bombom, deixa o comentário lá que eu "colo" aqui. Muito obrigada.

      Eliminar
  19. Olá Lenita :)
    Quase consigo imaginar o sabor desse bolo fantástico.
    O caramelizar em mel, moscatel, hortelã e o perfume da massa deixam-me com vontade de comer uma fatia desse sabor a verão :)
    Lindas as andorinhas, tenho umas fotos semelhantes na Primavera.
    Um beijinho enorme.

    ResponderEliminar
  20. Lenita, já sentia falta de vir aqui maravilhar-me.
    Gostei muito do bolo, mas também do lindo momento da partida das andorinhas.

    Boa semana!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Que lindo post, desde o bolo invertido à despedida das andorinhas.
    Muito bom!!!
    Boa semana e beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Lenita
    Nem sei como é que as andorinhas, conseguiram resistir ao cheirinho, que concerteza este bolinho, deixou no ar!!
    Eu estou aqui deste lado, e consigo sentir esse cheiro maravilhoso!! :))
    Vindo de ti, já nada me surpreende... está, sinceramente,, 5 estrelas!!
    Parabéns!!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Querida Lenita,
    ARRASOUUUU!!! Como sempre... Suas receitas são DIVINAS e LINDAS!!! Adoraria experimentar essa DELÍCIA!!! PArabéns, amiga!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, IRene

    ResponderEliminar
  24. Que lindo bolinho e tão saboroso=) Tenho que fazer um bolo invertido, ficam mesmo lindos!!

    ResponderEliminar
  25. Este teu blogue e estas tuas receitas deixam-me sem palavras de tão embasbacada que fico de prazer!!
    Parabéns por mais esta fabulosa obra de arte e de sabores magníficos!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar